Buscar
  • Clay Gonçalves

Sobrevivência em autoestrada

Macaco, chave de roda e triângulo! Kit de sobrevivência em autoestrada.

Você pode até não saber nem como montar o triângulo, mas esses acessórios certamente não saem do porta-malas do seu carro. Faça chuva, faça sol, vá você ao mercado ou a outra cidade, eles te fazem companhia.



Pode ser que você seja um condutor cuidadoso e, além de guiar com muito esmero, mantenha a manutenção do carro mais que em dia. "Sai de mim ter que parar em uma estrada à noite, chovendo, e precisar trocar um pneu".

Pode ser que você dirija há muito tempo e nunca tenha tido necessidade de usar seu kit estepe. Mas pode ser que você já o tenha usado. De qualquer forma, você não pensa muito a respeito disso. O Código de Trânsito Brasileiro diz que este item é obrigatório e você, como um cidadão exemplar, apenas segue o Código.

Fato é que, se em algum momento você passar por um perrengue, o seu kit vai te salvar, ou perto disso.

Então, mesmo que você nunca o utilize, poder contar com a segurança que ele te proporciona traz muita tranquilidade para os seus passeios de carro ou as suas viagens á praia.

Quantas situações de vida podem nos colocar em xeque caso não tenhamos um kit estepe financeiro?

Imagine que, de repente, um vírus totalmente desconhecido e altamente infectante surgiu nesse nosso pequeno mundinho e paralisou a economia, fazendo com que vários ramos de negócios sofressem e precisassem reduzir o salário de alguns funcionários, demitir outros... E vc estava nesse grupo. Situação provável?

Em uma situação como essa, o que você considera mais desesperador? Ser demitido ou sofrer redução salarial, sofrendo com sua família e beirando um colapso psicológico, ou ter alguns meses de fôlego, 3 ou 6 ou 9, para colocar a cabeça no travesseiro e pensar em alternativas para sair da crise financeira?

Imagino que ter essa chance pode ser mais acalentador do que sofrer com a falta de dinheiro inesperada, não?

Nos tempos das "vacas gordas", nós, Planejadores Financeiros, orientamos os nossos clientes a formarem uma reserva financeira que serve para os tempos de "vacas magras". Esse kit estepe financeiro visa a trazer tranquilidade para os momentos de crise financeira. Quando passamos por um momento de falta de renda inesperada e sabidamente temporária mas estamos desamparados sem reservas financeira, a reação mais natural é o desespero ao não saber como cumprir com as obrigações antes assumidas e isso causa uma cegueira perante a situação. A triste consequência é que esse momento de crise acaba por nos afetar mais fortemente do que ele naturalmente afetaria.

De outra maneira, se existe essa reserva para manter o nosso padrão de vida e as contas em dia, ficamos obviamente menos estressados e podemos pensar na situação com tranquilidade.

Além disso, essa reserva financeira também vai fazer com que você não precise retirar dinheiro de produtos financeiros mais estruturados para serem utilizados no longo prazo, como uma previdência privada. Sacar dinheiro antecipadamente de produtos como este, pode causar um prejuízo financeiro importante.

Há um outro aspecto relevante para que você mantenha essa reserva sempre cheia. Caso você passe por uma situação de crise financeira e não tenha dinheiro disponível para sanar problemas emergenciais, eu não tenho dúvida de que você recorrerá ao crédito de emergência: limite da conta corrente, cartão de crédito e empréstimos pré-aprovados. Esses são os créditos mais caros do sistema bancário e podem te levar a um problema de endividamento muito sério.

Então o meu recado para você é: nos tempos de vacas gordas, guarde um pouquinho de leite, nunca se sabe quando os tempos das vacas magras vão assolar o seu sustento.

Consultar um profissional especializado, como um Planejador Financeiro Certificado, vai te ajudar a descobrir quanto você precisa economizar para montar o seu kit estepe financeiro.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo