Buscar
  • Clay Gonçalves

O que é planejamento financeiro?

Liberdade, autenticidade e segurança são algumas das sensações que o planejamento financeiro proporciona.




Há poucos anos a maior preocupação do brasileiro com o seu dinheiro era saber se ele conseguiria honrar os pagamentos do mês. Nunca antes havíamos ouvido falar sobre poupança ou investimentos com tanta naturalidade quanto temos ouvido nos últimos anos.

"Investimentos" não é sinônimo de "finanças pessoais"

Falar sobre finanças pessoais vem se tornando, pouco a pouco, comum nas conversas entre amigos e familiares. Entretanto o que tenho notado é que se fala majoritariamente em investimentos e pouco se fala em todas as outras áreas que permeiam as finanças pessoais. E quero deixar claro aqui que isso não é um problema, na verdade é uma ótima mudança na nossa cultura. Mas por que então eu faço essa observação? Por que "investimentos" não é sinônimo de "finanças pessoais". E é aqui que o planejamento financeiro entrega a sua contribuição.

Mas o que é planejamento financeiro?

Vou explicar aqui através do processo CFP®, que é uma certificação de distinção para planejadores financeiros. Assunto para outro post.


o maior ganho que o planejamento financeiro pode trazer é na forma como você se relaciona com o dinheiro.


O planejamento financeiro é um processo que tem como objetivo otimizar o uso do recurso escasso que é o dinheiro, mas na minha opinião o maior ganho que o planejamento financeiro pode trazer é na forma como você se relaciona com o dinheiro. A transformação ocorre quando você entende que ele é uma ferramenta que você domina. Uma ferramenta que vai proporcionar liberdade, autenticidade na forma como você vive e, acima de tudo, segurança para tomar decisões que tem potencial de mudar a sua vida, e que de outra maneira, você nem mesmo saberia ser capaz.

Os 6 pilares do planejamento financeiro


De acordo com a Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, o processo de planejamento financeiro passa por 6 pilares:

1 - Gestão financeira: é o processo de controle de receitas e despesas, análise de orçamento e orientação para atingir o equilíbrio. Este pilar do planejamento é muito importante, acredito que este seja o coração do planejamento, pois é aqui que entendemos quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai. A análise do fluxo de dinheiro no dia-a-dia e do custo de vida é que vai servir de base para todas as outras áreas do processo.


2 - Gestão de riscos: esse pilar é voltado para a análise dos riscos aos quais a pessoa está exposta, o trabalho do planejador financeiro neste pilar é elaborar estratégias de proteção do patrimônio.

3 - Gestão de ativos: criação de estratégias e orientação sobre investimentos. Importante frisar que neste pilar o planejador orienta as necessidades de investimentos de acordo com os projetos de vida a serem realizados.

4 - Planejamento tributário: tornar o pagamento de impostos mais eficiente, de forma legal, para diminuir impactos sobre patrimônio.

5 - Planejamento sucessório: esse é um pilar muito importante de um planejamento financeiro e, de tão vasto, há planejadores que se especializam apenas nesse pilar. É aqui que se tratam assuntos relacionados à herança, testamentos e transferências de bens.

6 - Planejamento de aposentadoria: planejar para viver tranquilo na longevidade, nesta etapa do processo o objetivo é projetar suas finanças para a aposentadoria e prepará-las para que você tenha os recursos compatíveis com as suas necessidades do futuro.

Em resumo, através do planejamento financeiro você se torna capaz de gerenciar seus recursos financeiros para viver o hoje com qualidade e construir um futuro com dignidade.

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo